Áudio Com Software Livre – Audacity

Embora hoje, para a maioria das pessoas trabalhar com áudio signifique depender de ferramentas de código fechado, felizmente  é possível encontrar softwares interessantes que podem trabalhar com áudio de maneira profissional e são excelentes alternativas livres às conhecidas soluções proprietárias.

Para trabalhar com áudio, a primeira coisa que devemos saber é que tipo de trabalho  iremos realizar. Dependendo do trabalho, a questão acaba extrapolando a questão de software e o usuário tem que pensar em termos de hardware. Questões como interface de áudio, microfones, gravadores externos são pontos que merecem um post à parte.

Se o usuário for trabalhar com gravação de músicas e não tem nenhum conhecimento técnico de gravação, uma boa alternativa é o programa Audacity, ele é um poderoso gravador multipista intuitivo que permite através de muitos plugins fazer várias tipos de edições . Nas minhas pesquisas vi que além de gravar instrumentos com ele, muitas pessoas utilizam para fins variados, como a produção de podcast, por exemplo.

Audacity em funcionamento, com ele é possível editar muitas pistas de áudio.

Audacity em funcionamento, com ele é possível editar múltiplas pistas de áudio.

Para instalar o Audacity em sistemas ubuntu é muito fácil, basta abrir o termina e digitar:

sudo apt-get install audacity

Captura de tela de 2015-09-17 22:53:22

Para encontrar mais informações sobre o projeto, visite o endereço:

Site Oficial do Projeto Audacity

linux , , , 18/09/2015 08:00 1 Comentário

Ismande

Ismande

Nerd, Músico, Devoto de São Linus e Sir Eric S. Raymound.

Outras publicações do autor (22)

Um comentário

  1. Roberto Slomka disse:

    Eu uso o Audacity tanto para produção de video aulas (E@D) como para gravações de voz sobre playback. Neste sentido, recomendo a interface para microfone ICicle da Blue Mic. Leve, barata (U$50), apesar de pouco robusta. Mas é uma alternativa de ótimo custo/benefício, principalmente se o uso for no seu “estúdio” caseiro.

Deixe seu comentário

Website