O Ubuntu está sendo usado para o tratamento do câncer

Olá leitores do Tecnologia Aberta! É um prazer fazer parte da equipe e este é o meu post de entrada por aqui e espero que vocês gostem. Vamos nessa!

IBM Power Systems + Ubuntu

Servidores IBM Power Systems não seriam algo que você imaginaria encontrar ajudando um futuro PhD a combater o câncer. Além disso, o fato de que eles estão rodando Ubuntu no servidor não deve surpreender ninguém.

Os Servidores IBM Power Systems ganharam espaço no mercado por serem relativamente baratos e muito poderosos. Eles são normalmente encontrados em ambientes de negócios, mas não há nada que impeça de serem usados em outros ambientes também, como em pesquisas na área de medicina.

É também um fato bem conhecido que a maioria dos servidores pelo mundo utilizam alguma distribuição Linux. O Ubuntu é um dos mais famosos, mas o OpenSUSE também vem com suporte para o IBM Power Systems, e há algumas outras também. Em qualquer caso, é bom ver que servidores poderosos estão usando Linux para fins científicos.

Veja também: Opencast #20 – Servidores Linux

Jeffrey Cassidy é um candidato a PhD na Universidade de Toronto ECE (Eletrical & Computer Engineering – Engenharia Eletrica e Computação) e ele está trabalhando em vários projetos. Um desses projetos envolve “acelerar simulações para um melhor tratamento do câncer através da terapia fotodinâmica”, e realmente precisam de algumas soluções poderosas para isso.

dsc03729

Edward S. Rogers do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (ECE), da Universidade de Toronto, por exemplo, utiliza a tecnologia Power Systems para colaborar com as empresas farmacêuticas e de vários centros médicos para melhorar a terapia fotodinâmica no tratamento do câncer.

Os próprios servidores estão rodando Ubuntu, o que de alguma forma faz com que todo este esforço seja ainda melhor. Na verdade, a Canonical anunciou uma parceria com a IBM para o Power8, por isso não é realmente uma surpresa.

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Obrigado pelo seu tempo, até a próxima!

FONTE(S): Softpedia

News, Ubuntu , , , 17/09/2015 10:00 Deixe um comentário

Thiago Jack

Thiago Jack

Suporte T.I, estudante de Design Gráfico, apaixonado por Linux, servo do Deus vivo.

Outras publicações do autor (8)

Deixe seu comentário

Website