Cinema Open Source é possível

Apertus_Logo_small

Um grupo de cineastas que trabalhavam com as caríssimas e limitadas ferramentas do mundo cinematográfico, se cansaram dessa obrigação de usar os produtos de natureza proprietária e tiveram a ideia de criar dispositivos e tecnologias sem limitações. A vontade de ter liberdade para suas tarefas deu vida a um projeto totalmente Open Source. A partir disso, surgiu o Apertus° Open Source Cinema.

Quando foi dito “um projeto totalmente Open Source” não limita-se apenas a software, o hardware também está incluso nesse projeto. O projeto já conta com vários protótipos de câmeras, softwares de audiovisual e até um aplicativo Android de controle remoto para as câmeras e também existem outros hardwares.

Leia também:

Opencast #52 – 100% Open Source

Opencast #53 – Do Photoshop ao GIMP

Crie e edite suas músicas com o LMMS

Áudio com Software Livre – Audacity

AXIOM Alpha

Alpha03_1

Apertus ° AXIOM Alpha é um dos protótipos que está mostrando ótimo desempenho para gravação de filmes. Eles afirmam que ainda não é a resposta para todas as necessidades da área, porém, é um grande passo para iniciar essa revolução.

alpha-prototype-5d_0

Especificações Técnicas

Captura de tela de 2015-10-07 09:25:52

AXIOM Beta

AXIOM-Beta-Slider-Image-2014-01

AXIOM Beta é uma plataforma profissional para captura de imagens e aqueles que ajudam no financiamento dela terão acesso antecipado ao produto. Está bastante explicito no site arpertus ° que você não precisa ser um programador para usar a AXIOM Beta, todos estão convidados a fazer parte da equipe, contribuindo de alguma forma para moldar o produto final.

Enclosure - Axiom beta

Especificações Técnicas

Captura de tela de 2015-10-07 08:09:36

AXIOM Gamma

modules01-02
O AXIOM Gamma é o terceiro produto AXIOM e o primeiro com foco realmente em ser uma câmera de filme. O plano é utilizar o conceito de hardware modular (Open Module Concept), que nos permite fazer a troca de todos os componentes essenciais da câmera, tornando fácil ter o produto adequado para cada necessidade.

modules02-02

O consórcio de desenvolvimento AXIOM recebeu uma doação da União Europeia para financiar todo o desenvolvimento até um “piloto” de produção do AXIOM Gamma. A partir disso o projeto começou a ser executado em Março desse ano e terá como possível data para estar disponível pare o usuário final no 4° bimestre de 2016, no mínimo.

AXIOM_GAMMA-website-banner-01

AXIOM_GAMMA_CONNECTOR01

Especificações Técnicas

Captura de tela de 2015-10-07 09:25:05

Os softwares utilizados pela organização já são bem conhecidos no mundo Open Source, como por exemplo o GIMP, Inkscape, MyPaint, Krita, LibreOffice, Blender, Cinelerra, Celtx, Ardour entre outros.

Agora conhecemos mais uma organização que abraçou a ideia de liberdade em software e hardware, vemos mais uma vez que quem manipula a ferramenta é quem mais importa na hora de produzir. O que nos resta é esperar o tempo necessário para a produção das ferramentas Open Source, e melhor ainda, podemos participar dos projetos e doar tempo ou dinheiro para que tudo seja muito bem moldado e entregue um produto excelente ao usuário final. Conheça mais sobre o projeto na página Apertus.

FONTE(S): Apertus.org

Hardware , , , , , 07/10/2015 16:16 Deixe um comentário

Thiago Jack

Thiago Jack

Suporte T.I, estudante de Design Gráfico, apaixonado por Linux, servo do Deus vivo.

Outras publicações do autor (8)

Deixe seu comentário

Website