Um Papo Sobre Ciência da Computação.

Alan Turing. Pai da computação moderna.

Alan Turing. Pai da computação moderna.

Se você pensar em um estudante recém formado em algum curso de computação no país, normalmente teremos a mesma visão do profissional, independente do nome do curso, seja ele Redes, Gestão de Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas ou Sistema de Informação e Ciência da Computação. Não existe muita diferença até mesmo na grade desses cursos e o profissional que as faculdades lançam no mercado é mais ou menos parecido.

Se nos dermos ao trabalho de olhar a grade desses cursos nas muitas universidades do país, é fácil perceber que embora existam matérias de matemática e física nos cursos de ciência da computação, a grande parte das disciplinas é realmente sobre o uso de tecnologias computacionais, como compiladores, linguagens de programação e arquitetura de computadores. Não existe nenhum problema nesse foco dos cursos computacionais no país, o ponto em questão é perceber que isso acaba gerando uma verdadeira confusão sobre o que é realmente ciência da computação.

A polêmica existe em perceber que computação, na verdade é uma questão matemática em detrimento do uso de tecnologia desenvolvida por meio da aplicação de princípios computacionais. Edsger Dijkstra, um famoso cientista da computação holandês disse uma famosa frase sobre esse assunto:

“Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.”

Professor Dijkstra

Professor Dijkstra

Estudando a história da computação, podemos entender melhor essa situação. Computação sempre foi uma questão matemática, onde por meio de algoritmos, admitíamos a entrada de dados e por meio de um processamento gerávamos saída. Com o inicio da computação moderna, vemos forte incentivo para a criação de teorias para criptografia e um uso prático para a álgebra booleana. O trabalho do pai da computação moderna, Alan Turing é um exemplo de como ciência da computação é uma disciplina mais teórica e independente da tecnologia. Alan Turing era um grande matemático que criou modelos e teorias que ajudaram na criação dos primeiros computadores. A máquina de Turing é sua contribuição mais conhecida, mas ele ainda inovou na área da Inteligência Artificial.

Hoje pesquisas na área são muito importantes, principalmente na criação de novos algoritmos e na evolução da Inteligência Artificial. Para isso é importante o estudo profundo dessas questões teóricas. De fato, não é exagero pensar que na situação atual, um professor de matemática é mais cientista da computação que um próprio estudante recém formado em um curso com esse nome.

Comportamento , , , , 30/11/2015 21:57 Deixe um comentário

Ismande

Ismande

Nerd, Músico, Devoto de São Linus e Sir Eric S. Raymound.

Outras publicações do autor (22)

Deixe seu comentário

Website