Para quem está começando na área.

Nerdson

Nerdson

Para quem está entrando no mundo da tecnologia e da computação é comum não saber qual o melhor jeito de começar a iniciar seus estudos. Muitos acham que a melhor forma é entrar em um curso superior e a formação virá naturalmente. Por aqui, as universidades focam mais em dar um título acadêmico e realmente não dão ao estudante mais que uma visão superficial. Embora muitos jovens escolham uma formação em TI por ser uma área interessante em termos financeiro, a computação é uma área fascinante que exige muito conhecimento e dedicação. Talvez por isso, desde o começo uma característica comum entre a maioria das pessoas que fizeram grandes contribuições é o autodidatismo.

Lembrando de quando comecei meus estudos, uma das coisas que colaboraram para eu querer fazer faculdade de computação foram as tiras do Nerdson, do Karlisson M. Bezerra, que mostrava a vida do estudante de TI no Brasil. Na época eu era um jovem estudando para o Enem e tentando aprender C sozinho em casa. Lembrando do meu conhecimento na época, e pensando nos jovem que hoje estão mais ou menos na mesma situação; querendo saber como começar a estudar TI, eu lembro que não tinha muita ideia da área de TI e computação como um todo.

Para uma introdução em computação eu recomendo um livro chamado “Ciência da Computação” de J. Glenn Brookshear. A vantagem de ler esse livro é que você que é iniciante vai ter uma introdução sobre os assuntos que cobrem o campo de conhecimento da ciência da computação. É uma leitura muito interessante para quem está começando. Outra dica interessante é o primeiro capítulo do livro “Organização Estruturada de Computadores” de Andrew S. Tanenbaum. É uma excelente leitura que dá uma noção sobre como foi a história dos computadores e dá uma ideia de como eles são. Os livros desse autor são excelentes referências que valem a pena ter em sua biblioteca.

Lendo os livros referência da área, é comum para o iniciante não conseguir avançar em certas leituras. O importante quando isso ocorre é tentar identificar quais os requisitos de conhecimento necessário para entender uma leitura desse nível e procurar esses assuntos. Computação é uma área vasta, mas possuir uma formação básica sólida é essencial. Uma característica dessa área é a rapidez com que conhecimentos técnicos são gerados e ultrapassados. Se você desanima com esse tipo de coisa, saiba que muitas áreas da medicina também são assim.

Para você que realmente decidiu pela área de TI, a habilidade que você deve começar agora mesmo, enquanto estuda os assuntos técnicos é o Inglês. Embora existam livros em português, a língua oficial para quem trabalha com TI é e sempre deve ser Inglês. É a língua do ecossistema. Linus é finlandês, mas comenta o código do Linux todo em inglês, a referência dos softwares e linguagens também é em inglês e por mais que tenhamos material e traduções, quando você se aprofundar em um assunto de verdade, vai ser comum só ter documentação em inglês e você lidar com questões em inglês. Então, se você decidiu pela área, comece agora mesmo a estudar o inglês.

Você estuda e a barba cresce mais rápido. Causa e efeito.

Você estuda e a barba cresce mais rápido. Causa e efeito.

Tiras:

Nerdson

http://hacktoon.com/

Hackles

Comportamento , , , , , 16/12/2015 20:45 Deixe um comentário

Ismande

Ismande

Nerd, Músico, Devoto de São Linus e Sir Eric S. Raymound.

Outras publicações do autor (23)

Deixe seu comentário

Website