Trabalhando com Sintetizadores no Linux

Um synth digital da Roland

Para quem trabalha com áudio e teclados com certeza já ouviu falar sobre sintetizadores. Sintetizadores são dispositivos através dos quais você pode criar sons e são a tecnologia base dos teclados e da música eletrônica. A vantagem dos sintetizadores não está somente em tentar emular sons existentes no mundo real, mas criar sons totalmente novos. Quem lembra dos jogos dos consoles dos anos oitenta e noventa com certeza está familiarizado com sons criados a partir de sintetizadores.

 

Um sintetizador analógico clássico

Um sintetizador analógico clássico

Aqui no Brasil, você pode trabalhar com um sintetizador que tenha todos os controles a mão com um investimento a partir de 2 mil. Com uma máquina linux, você pode começar seus estudos e trabalho com um programa fantástico chamado synthv1. Ele roda em cima da tecnologia jack, então recomendo para o iniciante pesquisar sobre como utilizar essa tecnologia. Com um simples controlador midi, você pode conectá-lo no seu computador e começar a estudar e criar sons. O som é realmente de qualidade.

Interface do synthv1. Excelente para começar a trabalhar com sintetizadores.

Interface do synthv1. Excelente para começar a trabalhar com sintetizadores.

Se você usa ubuntu, recomendo instalar o pacote de áudio do ubuntu estúdio. Você pode instalar a distribuição ubuntu studio que já vem tudo configurado e assim já começar seus estudos sobre sintetizadores.

Multimídia , , , 28/12/2015 13:00 2 Comentários

2 Comentários

  1. Gostei de ver a publicação deste artigo. O mundo do Linux realmente precisa de mais “propaganda” na parte de áudio, que é muito boa por sinal.
    O Linux tem um ótimo suporte a MIDI e áudio no geral. Apenas faltam mais sintetizadores profissionais, como existe muitos para OS X.
    Uma boa notícia, de primeira mão, é que a ROLI (os desenvolvedores do Seaboard) provavelmente irá liberar seu sintetizador, Equator, para Linux.

  2. Ismande Jesus disse:

    Esperemos e oremos, estamos precisando de mais softwares desse tipo.

Deixe seu comentário

Website