Ahhhhhh. Agora, sim, tá explicado!

Linux_Foundation_logo

Recentemente a Linux Foundation cortou as vagas destinadas ao pessoal do SL que filosofa mas não comparece com a grana, denominados “independentes” ou “não empresariais”. A partir de 15 deste mês, somente os membros corporativos da Fundação Linux tem assento no conselho de administração. E o motivo de tal decisão era obscuro, era…

Tal medida foi encabeçada pela VMWare, empresa de software de virtualização conhecida por 11 em cada 10 linuxers, porque responde processo de licenciamento na Alemanha. E com o devido apoio da Software Freedom Conservancy, organização sem fins lucrativos que presta serviços jurídicos ao software livre e projetos de código aberto.

Se a empresa viola alguma cláusula de licenciamento opensource não se sabe, mas duas coisas aconteceram coincidentemente: (1) a SFC perdeu empresas que a financiavam e (2) a LF fez o que fez. Isso porque a presidente da SFC, Karen Sandler, tinha intenções de candidatar-se a uma cadeira na LF. Mas quem tem a grana não engoliu o desaforo de possuir em seu meio o responsável por um processo que, pelo mesmo(s) motivo(s), poderia atingir a todos ou influenciar numa política de maior proteção aos projetos menores.

No frigir dos ovos, a LF curvou-se ao interesse financeiro das patrocinadoras, que poderia secar de forma abrupta como aconteceu com a SFC, dificultando a existência da instituição, problema que Karen enfrenta atualmente.

Com esta vexaminosa história, inaugura-se a fase da chantagem financeira no mundo opensource. E, obviamente, tudo o que foi dito aqui não passa de especulação e delirium tremens.

Richard Stallman que se cuide!

Comportamento, linux, News , , , , 29/01/2016 08:18 2 Comentários

Antonio Carlos V. da Silva

Antonio Carlos V. da Silva

Apenas um latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vivendo no interior.

Outras publicações do autor (12)

2 Comentários

  1. Bruno dos Santos Almeida disse:

    Já dizia o velho sábio: “Não existe almoço grátis”

Deixe seu comentário

Website