Entendento a polêmica Anahuac

Anahuac.

Anahuac

Se ultimamente a comunidade tem presenciado discussões ferrenhas iniciadas pelos propositalmente polêmicos artigos de um tal Anahuac, que inclusive há certo tempo vem sendo sondado para participar de um opencast, a questão é que muitos iniciantes no mundo open source e free software tem ouvido falar dessas discussões e tem surgido um pouco de dúvida sobre o que realmente o Anahuac defende e alerta. O interessante nesse fenômeno é que ele é um exemplo brasileiro excelente para explicar um outro fenômeno que surgiu nos primórdios do Linux e que deu origem ao Open Source.

Stallman deu origem ao movimento Free Software e criou as geniais GPL que permitiam que o software pudesse ser licenciado de forma a promover a liberdade. Existem vários tipo e a sacada de Stallman foi criá-las com um mecanismo que legalmente não permitia que o código derivado fosse licenciado de forma proprietária, assim segundo ele, protegendo a comunidade de aproveitadores mal-intencionados. Assim quando o Linux surgiu, Linus Torvalds decidiu licenciá-lo com a GPL.

Richard M. Stallman

Richard M. Stallman, criador do movimento Free Software e idealizador das licenças GPL.

Com o sucesso do Linux, membros do movimento Free Software começaram a ter uma visão diferente da idealizada por Stallman, e mesmo concordando com muitos princípios, acharam que o nome Free Software não era bom para a divulgação do modelo em desenvolvimento Bazar que vinha junto com muitos softwares livre. Assim deu origem ao movimento Open Source, não tão focado em questões filosóficas e mais em questão práticas de liberdade. A verdade é que muitos não concordavam com a visão extremista de Stallman e discordavam principalmente da ideia da existência dos software proprietário em si ser maléfica, e sim que o mal estava nos monopólios e perdas de liberdades do indivíduo. Eric S. Raymound, um dos criadores do movimento Open Source fala sobre essa questão no excelente documentário “Revolução OS”. De fato, além de Raymound, Linus Torvalds e muitas figuras preferem a abordagem Open Source e não concordam com o extremismo que estava no movimento Free Software quando só ele existia.

Eric S. Raymound, um dos cabeças responsáveis pelo movimento Open Source.

Eric S. Raymound, um dos cabeças reponsáveis pelo movimento Open Source.

Já por aqui, e com essas informações em mão, percebe-se que Anahuac é um adepto do movimento Free Software e que é contra a abordagem prática Open Source. Bom, ele não é um seguidor congruente como Stallman que não usa Twitter nem cartão de crédito, mas seus posts tiveram como objetivo incomodar e tirar da zona de conforto muitos usuários. Muito das críticas que recebe vem do fato dele apontar o movimento Open Source pelos problemas do Software Livre.

Agora se existe uma questão que realmente é pertinente é se você é um adepto do movimento Free Software ou Open Source. Se você tem um problema com a existência do software proprietário em si, as questões de Anahuac são direcinadas a você. Agora se, você discorda do extremismo e acha que o problema não é o software proprietário e sim o monopólio e ameaça a liberdade de você usar o que você quiser, as palavras do Anahuac acabam não fazendo tanto sentido assim. O fato de cada vez mais as pessoas aderirem a filosofia Open Source e deixarem de lado a filosofia de Stallman responde a pergunta do porquê Anahuac estar recebendo tantas críticas.

Comportamento , , , , , 16/01/2016 18:06 Deixe um comentário

Ismande

Ismande

Nerd, Músico, Devoto de São Linus e Sir Eric S. Raymound.

Outras publicações do autor (23)

Deixe seu comentário

Website