Conheça o Firebird

Hoje vou falar sobre um banco de dados que tem me atendido satisfatoriamente nos últimos anos: o Firebird.

firebirdsql

O Firebird que é um banco de dados relacional de código aberto que roda no Linux, Windows e vários outros Unixes, apesar de ter um bom desempenho e ser bem estável, tem alguns pontos negativos, como não ser bom em redes de alta latência, mas nada que um sistema multicamadas não resolva. Como experiência pessoal, posso dizer que, atualmente, o Firebird é a minha primeira opção para desenvolver os meus sistemas comerciais.

Em 2000, a Borland liberou o código fonte do Interbase 6.0 e informou que as próximas versões teriam o código fechado. A partir desse código foi criado um fork chamado Firebird, nesse fork havia várias melhorias de falhas do Interbase, sem contar que este continuaria sendo de código aberto e mantido pela comunidade. O Firebird é muito usado na Rússia além do nosso querido Brasil enquanto o Interbase continua sendo desenvolvido pela Embarcadero (atual dona do Delphi).

O Firebird conta com uma comunidade muito movimentada e desenvolvimento constante e é suportado por vários componentes de acessos de várias linguagens como o Lazarus, Delphi, Python, PHP, Java e outras.

Em breve, postarei alguns tutoriais de como acessar o Firebird usando várias linguagens conhecidas.

Banco de Dados , , , 05/02/2016 08:30 Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Website