Publicidade 1

Lazarus – Um Delphi de código aberto?

A maioria dos programadores do Brasil já ouviu falar ou até mesmo já trabalhou com o Delphi, essa ferramente que mesmo hoje tem um mercado gigante, mas o que poucas dessas pessoas ouviram dizer é sobre o Lazarus e o Free Pascal.

Lazarus-Logo

O Lazarus é uma IDE de código aberto muito semelhante ao Delphi, multiplataforma e o principal: muito estável (quem já usou o Delphi depois da versão 7 sabe do que eu estou falando – o Delphi, principalmente os mais novos, são totalmente instáveis). O projeto tem como lema de “write once, compile anywhere”, ou seja, “escreva o código uma vez, compile em qualquer lugar”, dando foco no desenvolvimento multiplataforma. O visual do Lazarus por padrão lembra o Delphi 7, sendo possível mudar para um visual integrado instalando alguns pacotes extras, lembrando os Delphi’s mais novos, alias, isto é uma outra vantagem do Lazarus, seus componentes são incrivelmente modulares e quando instalados, fazem um “rebuild” (reconstrução) completa da IDE, que se adapta ao componente.

O Free Pascal é o compilador sobre o qual o Lazarus é construído, isso mesmo, o Lazarus é só a “parte gráfica” da coisa e fim das contas o Lazarus pega o projeto e compila usando o Free Pascal.

O Lazarus tem a enorme vantagem de ser verdadeiramente multiplataforma, digo isso, já que além de funcionar no Windows, Linux e OS X, você ainda tem várias opções de Widgetset, isso mesmo, você pode compilar o seu aplicativo para Gtk e logo em seguida, compilar o mesmo projeto para Qt, sem mudar nenhuma linha de código.

Durante o ano de 2015, prestei serviços para uma empresa de programação que utilizava o Delphi e isso só fez eu me apegar mais com o Lazarus. O Delphi que eu usava dava problemas de 10 em 10 minutos, sem contar que só funcionava no Windows, sendo assim, além de perder a estabilidade da ferramenta de trabalho eu perdera também a estabilidade do sistema operacional (levando em conta que eu sou usuário Linux).

Lazarus-ubuntu-13.04-launcher

Então podemos dizer que o Lazarus é um Delphi de código aberto?

A reposta é sim e não, já que o Delphi e o Lazarus seguem modelos de desenvolvimento bem diferentes e ao mesmo tempo são idênticos em termos de sintaxe, com até opção de migrar os projetos de Delphi para Lazarus em alguns minutos.

Nas próximas postagens sobre o Lazarus pretendo ensinar a instalar e criar um projeto simples.

Lazarus , , , 01/02/2016 10:23 5 Comentários

5 Comentários

  1. Alex disse:

    Existe algum curso brasileiro sobre Lazarus ?
    abraços

    • Dalmo Junior disse:

      Alex, aqui mesmo no nosso site eu pretendo colocar alguns tutoriais e também você pode usar tutoriais e cursos do Delphi, levando em conta que é quase a mesma coisa.

  2. Luiz carlos Lau disse:

    instalei ele e fiz vários testes, não achei vantagem sobre o Delphi, inclusive baixei um tutorial sobre o Lazarus, e com vários programinhas de exemplo, que só consegui fazer funcionar com o Delphi, então desisti dele………..

  3. Jose Roberto disse:

    Caro Luiz Carlos
    Como o Blogueiro Falo são parecidos mais não são iguais. Tem q se aprofundar na ferramenta. Pegar “manha” dela = pegamos a do Delphi. Uso esse desde a versão 1.0 (windows3.11) do DOS e digo o LAZARUS
    é otima ferramenta e FREE irmão. A internet esta ae pra nos ajudar. Sempre consigo arruma meus códigos com ela. Eu tinha um projeto escrito no XE8. Simplesmente tive que reescreve-lo aproveitando a estrutura. Mas gostei do resultado.

    Abraços a todos.

  4. luiz carlos disse:

    gosto muito do lazarus como adquerir codigo exemplo para treinar

Deixe seu comentário

Website