O Ubuntu Phone não está morto

meizu-pro-5-ubuntu-buy-1-750x384

Houve uma conferência online intitulada Ubuntu Online Summit 2016, que iniciou no dia 3 de Maio e encerrou no dia 5, nessa sessão chamada de “Mark Shuttleworth’s Q&A” o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, fez alguns comentários sobre o Ubuntu para smartphones que revelam boas notícias para os entusistas que já estavam sem esperança pela falta de divulgação e notícias referentes ao projeto.

Foi questionado se poderiamos encontrar os Ubuntu Phones em lojas físicas nos próximos 12 meses, a resposta não foi animadora para quem está com ansiedade de ver o produto disponível para a grande massa, mas ao mesmo tempo mostra que o principal foco é entregar um produto seguro e estável, e que possa realmente chamar a atenção dos desenvolvedores de aplicativos com as melhorias na tecnologia de convergência e um bom desempenho do Unity 8. O que Mark Shuttleworth quer é um produto bem refinado.

ubuntu-convergence-across-devices

“Mark Shuttleworth: Eu não quero comentar sobre cronogramas. Nós os vemos chegando lá. Também estamos muito focados em expandir lentamente para que o Ubuntu seja facilmente disponível, porque sabemos que estamos em uma curva e, durante esse período, temos que crescer em integridade, acabamento e aperfeiçoar a experiência […] tornando-se relevante para um público mais vasto.”

Ele também admitiu que o Ubuntu ainda não está pronto para tamanha audiência e prefere não arriscar a integridade da reputação, visto que já temos grandes sistemas para smartphones consolidados no mercado e esse é um trabalho muito delicado para poder entrar no mercado.

“Sabemos que existem operadoras que querem nos colocar em lojas de varejo em alguns grandes mercados. Mas não pretendemos seguir adiante, pois não acreditamos que o produto está pronto para esse nível de audiência.”

ubuntu-internet-of-things

No momento o foco principal é aperfeiçoar a usabilidade do Ubuntu para o telefone e tablet, aproximando-os do PC para que haja uma ótima integração no uso diário de diversas plataformas para o mesmo sistema, resumindo, uma ótima experiência de convergência. Isso mostra que a Canonical está indo com toda força para uma recente tendência, a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), que já não é novidade nos planos da empresa.

Vamos esperar que a ideia de “amadurecer” o suficiente não acabe passando do tempo e “apodreça”, como muitos outros projetos de algumas empresas por ai a fora fizeram. Além do Ubuntu para smartphones, foram apresentados vários assuntos sobre o Ubuntu nesta sessão do “Mark Shuttleworth’s Q&A”. Se quiser assistir a sessão completa, basta acessar aqui.

Fontes: Revista Espírito Livre, OMG! Ubuntu!, LinuxBuzz

eventos, Ubuntu , , 25/05/2016 09:12 Deixe um comentário

Thiago Jack

Thiago Jack

Suporte T.I, estudante de Design Gráfico, apaixonado por Linux, servo do Deus vivo.

Outras publicações do autor (8)

Deixe seu comentário

Website