Containers e Virtualização

Eu sempre gostei de máquinas virtuais já que com elas eu não só consigo agilizar o meu trabalho de forma exponencial, mas também ter uma alta portabilidade e facilidade de manutenção. Na empresa onde eu trabalhava, as máquinas virtuais estavam presentes para tudo, com elas, nós não só garantíamos velocidade de manutenção, mas também podíamos sempre mudar de computador sem ter que reinstalar um monte de coisas. Quando saí desse emprego, eu deixei de usar as máquinas virtuais e agora tive que formatar o meu computador e percebi a falta que elas fazem.

ptxgwgvtycaizkaxapqx

No meu caso que sou programador, eu posso montar todo um ambiente de desenvolvimento em uma máquina virtual e depois somente fazer pequenas alterações, por mais que eu precise trocar de computador ou formatá-lo, eu sempre terei a máquina virtual com tudo rodando em perfeitas condições. Outra vantagem é que você evita de ter processos desnecessários rodando em seu computador, por exemplo, posso montar uma máquina cheia de serviços e programas e quando desligá-la, o meu computador estará “intacto”, levando em conta que todo o consumo da máquina virtual é desativado.

kvm

Ainda temos as vantagens de snapshot e outros recursos que nos permitem criar uma “imagem” daquele momento e voltar quando acharmos necessário, facilitando bastante quando precisarmos fazer alguma experiência.

Docker_(container_engine)_logo

Atualmente, temos a chegada dos containers, que também nos trazem muitas vantagens para manter uma central de desenvolvimento ou até mesmo de produção com várias facilidades de manutenção. Em breve, estarei escrevendo mais artigos sobre virtualização e containers.

Virtualização , , , , 04/07/2016 11:26 2 Comentários

2 Comentários

  1. Virtualização e containers, embora um possa quebrar o galho para o outro, é importante ter em mente que são coisas distintas. Containers seria uma emulação de processos. Então é bom (ou não kkk) criar limites ao utilizá-los.

    • Dalmo Junior disse:

      Sim, são coisas distintas e se usadas corretamentes são uma maravilha, mas se forem usadas de qualquer forma e sem planejamento (igual a umas empresas que eu ja vi) vira uma baderna… kkk

Deixe seu comentário

Website