Opencast #65 – Lazarus

opencast_episodio_65

Está no ar mais um episódio do Opencast. Neste episódio Ivan, Diego e Dalmo falaram sobre a IDE de desenvolvimento Lazarus. Para quem ainda não ouviu falar dela, é uma IDE para desenvolvimento utilizando a linguagem de programação object pascal e se assemelha muito a famosa IDE utilizada para desenvolvimento de aplicativos comerciais Delphi. Ouve aí para conhecer melhor o projeto.

Se você é do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina e precisa de serviços de cabeamento estruturado, câmeras de segurança dentro do padrão de cabeamento estruturado, nobreaks(venda e manutenção), som ambiente, equipamentos de informática de padrão corporativo ou ainda consultoria na área de T.I., não deixe de entrar em contato com nosso patrocinador Dataware pelo telefone (54) 3712 0177.

Produtos Diostore

Links do Episódio

Twitter: @tecnologiaabert

Facebook: http://www.facebook.com/tecnologiaaberta

Google+: Tecnologia Aberta

Instagram: @ubunterobr

Youtube: Tecnologia Aberta

E-Mail: opencast@tecnologiaaberta.com.br

Feed do Opencast: http://tecnologiaaberta.com.br/feed/opencast/

iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/id424732898

Opencast , , , , , , , 29/08/2016 00:01 8 Comentários

8 Comentários

  1. marcos disse:

    Não acredito. Vocês criaram um cast de Lazarus que já uso por anos. Excelente!!! Esse cast com certeza será o meu cast favorito do ano.

  2. Dênison Knob disse:

    Ótimo cast. Nunca mexi com Pascal/Delphi, na época do Windows 98 e NT eu era mais do VB5, e só por lazer.
    Muito boa a constância dos casts agora.
    Abraço!

  3. marcos disse:

    Obrigado pelo excelente podcast. Gostaria de saber o nome do programa usado para unir as telas do lazarus. Apesar de esquecerem de comentar sobre o PascalScada, o podcast abordou de forma didática a possibilidade de substituir o velho Delphi 07 pelo Lazarus. Comecei a usar o Lazarus na minha TCC em 2010, que era uma implementação de uma supervisório de uma máquina simulada de dosagem de cores. Aproveitando, gostaria de dizer que adorava quando o host do podcast conversava com outra pessoa que falava sobre as noticias do mundo linux. Parecia que a pessoa estava ligando de um telefone de outro país. Gostava muito disso. Agora o audio da pessoa melhorou e perdeu um pouco a graça. Tem como vocês deixarem como antes ?

    • Dalmo Junior disse:

      Olá Marcos, o nome do componente para unir as janelas do Lazarus é Anchor Docking. Basta ir no meu Packages > Install/Uninstall Packages e marcar o anchordockingdsgn para ser instalado, após isso só colocar em Save and rebuild IDE…
      Temos também a interface Sparta, porém não funciona muito bem no Linux. Além deste, existe o KZDesktoep.

      • marcos disse:

        Dalmo, gostaria de agradecer pela resposta e também pelo excelente cast. Pensava que estava sozinho na área de programação com lazarus. Não trabalho apenas com lazarus, mas de vez em quando ele quebra o maior galho. Vou correndo agora baixar esses componentes que você falou.

  4. Ramires disse:

    Ola amigos,
    Muito bom o cast sobre Lazarus, agora poderiam fazer um sobre o Gambas para deixar o pessoal do VB contente.
    Brincadeiras a parte, parabéns novamente, e estou até instalando aqui o Lazarus para matar a saudade do Delphi.
    Grande abraço.

  5. Davi Francisco da Silva disse:

    Olá, muito legal esse cast sobre o Lazarus. Confesso que já tinha desistido dele, mas na versão atual até que está bem legal, bem leve. Outro cast que gostei muito foi o do GNU Graph, e do Gimp. Garimpando na NET achei uma distro chamada Iro voltada a computação gráfica no Linux, que é uma distro bem enxuta. Nela ja tem os softwares mencionadas no programa, o site da distro é esta: http://www.iroos.net/
    Fonte: http://blogdodesenhador.blogspot.com.br/2016/06/iro-os-o-linux-para-artistas-digitais.html

    Ela só peca por não ter os drivers da Wacom já instalados rs, mas também não sei se isso é possível.

    Em fim, obrigado por publicar este Cast, é um ótimo companheiro no trajeto para o trabalho.

  6. Almir Bispo disse:

    Parabéns pelo podcast.Sou usuário do Lazarus desde 2005 (versão 0.9.23).

Deixe seu comentário

Website