Tecnologia Aberta Tv 025 – Synergy

Um problema que sempre enfrentei foi ter que ficar mudando o teclado e mouse entre computadores, sejam eles desktop ou notebooks. Agora estou com dois computadores desktop no escritório, um para uso mais pesado, edição e jogos, e outro para fazer os reviews. Como ficaria até estranho ter dois teclados e mouses, um para cada computador, sempre fiquei no esquema de trocar os dois a cada utilização. Acontece que, geralmente, enquanto eu utilizo um computador, fico com redes sociais abertas no outro e sem um teclado e mouse fico sem poder interagir por longos períodos de tempo, gerando uma certa ansiedade.

Para resolver este problema, fui atrás de algumas ferramentas e encontrei o Synergy. Com ele posso utilizar um único kit de teclado e mouse e trabalhar com quantos computadores eu conseguir botar no escritório. O Synergy se comunica com os outros computadores através da rede, ficando fácil de alternar entre os computadores, basta ir até uma das bordas(assiste ao vídeo no final do post) da tela da mesma maneira que faríamos utilizando mais de um monitor em um mesmo computador.

Para instalar o Synergy é bem fácil, mas preste atenção na versão que for usar que deve ser a mesma em todos os computadores. Mostrarei aqui apenas a configuração em Linux, mas é possível controlar Linux, Windows e Mac. Não irei mostrar a instalação, pois esta é uma ferramenta que pode ser considerada avançada e um usuário avançado sabe como instalar um pacote.

1° Você pode pagar pelo Synergy no site oficial(paga apenas uma vez e tem o programa para sempre) ou pegar o pacote no site Ubuntu Updates(no caso de usar Ubuntu). Também é possível instalar via apt, mas provavelmente terá problemas com a versão do pacote em cada versão do sistema operacional.

2° Instale o Synergy no computador que será o servidor e onde o teclado e mouse estarão plugados fisicamente

3° Instale o Synergy nos outros computadores que não terão mouse e teclado físicos. Esta vai ser a última vez que precisará de mouse e teclado nestes computadores

4° Faça a configuração conforme as imagens abaixo:

No servidor, abra o Synergy e marque as opções “Server (share this computer’s mouse and keyboard):” e “Configurar interativamente”. Clique no botão Configurar Servidor. Na parte superior direita temos um monitor que deve ser arrastado para o local onde o monitor dos computadores clientes estarão localizados. O nome dos computadores deve ser o mesmo nome real deles. Clique no botão Ok e em aplicar.

Agora vá para o computador cliente e faça as seguintes configurações:

Selecione a opção “Client (use another computer’s mouse and keyboard):”. Digite o endereço IP do computador servidor no campo “IP do servidor”. Clique em aplicar e pronto. Pode utilizar um único teclado e mouse para controlar todos os seus computadores sem utilizar um KVM.

Tecnologia Aberta TV , , 22/04/2017 17:53 Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Website